Apresentação
A Próxima Companhia é um núcleo artístico da Cooperativa Paulista de Teatro, que nasce em 2014 a partir das inquietações de cinco artistas: Caio Franzolin, Caio Marinho, Gabriel Küster, Paula Praia e Juliana Oliveira. Após cinco anos de trabalho em outro coletivo formaram este grupo autônomo em busca de outros modos de direção, processos atorais de criação e na busca de fixar raízes e interações em um espaço-sede. Em parceria com o Clã - Estúdio das Artes Cômicas realiza a criação de ÁGUA (2011) e Cobertas d'Alma (2013), que fazem parte do repertório do grupo. A pesquisa de linguagem do grupo está voltada para questões da memória, das disputa de territórios e da relação público/ intérprete.
Em 2014 inauguram o Galpão 101, na Água Branca, neste espaço nasce o espetáculo de rua Os Tr3s Porcos em 2015. Após desapropriação de sua sede por conta das obras da linha laranja do metrô, o grupo se muda em 2016 para outro espaço. Em sua nova sede, localizada nos Campos Elísios, aprofunda sua pesquisa com os espetáculos Quarança - pesquisa contemplada pelo Prêmio Zé Renato e Enquanto Chão - espetáculo que estreou no projeto Teatro Mínimo do SESC Ipiranga, ambos estreando em 2017. Em 2019 o grupo estreia GUERRA, um dos frutos do Projeto Tebas - A Cidade em Disputa, contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e que possibilitou um aprofundamento da pesquisa no território onde está sediado. Em 2022 o grupo estreia o espetáculo intervenção Répi Auer e em 2023 aconteceu a estreia do segundo solo do grupo chamado Conjugado. Em 2024, está desenvolvendo o projeto contemplado pela 41ª edição da Lei de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo, chamado Revoltas Urbanas: Blocos e Barricadas.
INVENTÁRIO FUTURO
Implicações Teatrais para uma Construção Coletiva
É uma série documental de 20 vídeos, com até 30 minutos de duração cada, criada e produzida pela Cooperativa Paulista de Teatro, e que tem como objetivo gerar reflexões coletivas sobre o atual momento pandêmico que vivemos em escala mundial e seu impacto ético/estético/poético, no presente e no futuro, na produção cultural da cidade de São Paulo, sobretudo na dos grupos de teatro e demais coletivos da cena.
Veja a série completa e os coletivos que estiveram nela!